10 de ago de 2011

Roque Santeiro, bela reprise

Dizem que Roque Santeiro é um homem que morreu por defender o seu sonho, mas que por não aguentar ver seu povo em pranto “ele é vivente, abençoa o povo crente e até quem não lhe socorreu”. Será mesmo? Pois aqueles que nunca puderam assistir à trama assinada por Dias Gomes e Aguinaldo Silva poderão saber a verdade por trás do mito a partir desta segunda-feira (18) às 00h15 no canal Viva.

Baseado na peça “O Berço do Herói” de Gomes, o folhetim faz uma sátira à criação de lendas. A trama retrata um lugar qualquer do Brasil habitado por um povo que vivia da fé de um santo. Asa Branca se tornou famosa no país inteiro e fez de “Roque Santeiro” a novela de maior audiência da teledramaturgia nacional. Não existe um número exato, porque na época a medição do Ibope era feita de uma forma diferente, mas especula-se que a produção tenha tido média de 67 pontos.
A novela foi ao exibida pela primeira vez em 1985. A Globo reprisou a trama mais duas vezes. Uma em 1991 e outra durante os 50 anos da TV no Brasil. A produção, que chegou a ser proibida de ir ao ar pela censura 10 anos antes de sua exibição, gerou uma briga entre os escritores que passaram anos brigando pela autoria da obra.

Nenhum comentário: